quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A dor lombar do corredor


A dor lombar do corredor

A dor lombar ( parte mais baixa da coluna) é uma das queixas mais frequentes entre os corredores. Ela aparece normalmente ao final de um treino ou de uma prova e traz uma sensação de cansaço, como se estivesse carregando o mundo nas costas. As principais causas de dor nessa região são a atividade muscular inadequada e os movimentos incorretos durante a corrida, que geram as seguintes situações:

1-Instabilidade lombar: Os músculos abdominais funcionam como uma cinta de proteção para a coluna e fazem com que ela se mova de forma segura. Sem a atividade correta desses músculos a coluna se torna instável (sem firmeza entre as articulações) o que pode gerar lesões

2-Pouca atividade extensora: a atividade dos músculos chamados extensores do tronco mantém a coluna ereta e não permite que ela caia com a força da gravidade. É muito comum observar pessoas correndo com o corpo &ldquolargado&rdquo, isto é, com pouca atividade extensora. Esse padrão sobrecarrega a coluna e causa dor. Além de problemas na região lombar, esse tipo de movimento prejudica também uma parte mais superior da coluna, o segmento torácico, e até mesmo o movimento dos braços

3-Limitação no quadril: se o movimento da articulação do quadril estiver limitado na fase de impulsão da corrida (momento em que a coxa está atrás do tronco) a coluna lombar aumenta sua curvatura como compensação. Isto gera maior compressão nas articulações vertebrais e está relacionado a casos de dores na região.

4-Falha no amortecimento de impacto: os membros inferiores são os principais responsáveis por absorver o impacto do corpo com o solo durante a corrida. Quando eles não realizam essa função de uma maneira adequada, a coluna recebe mais carga do que deveria, o que pode gerar dor.

Como cuidar e fazer prevenção:

Se você sente dores na coluna frequentemente deve procurar um médico e realizar um tratamento de fisioterapia adequado. Como prevenção, seguem algumas dicas para evitar esse problema:

1-Ativação dos músculos abdominais durante a corrida: a contração desses músculos é essencial para a proteção da coluna. Os exercícios para o CORE são imprescindiveis a efici~encia deste mecanismo.

2-Fique atento à sua postura durante a corrida. Mantenha o tronco ereto, levemente inclinado para fente como se existisse uma linha que o puxasse para cima pela cabeça. Isso melhorará a contração da sua musculatura extensora e o amortecimento do impacto como solo.

3- procure evitar pistas irregulares em demasia. Mudanças bruscas de movimento com alternância de velocidade podem gerar impactos com tensões indesejadas.

4- Explore os educativos de corrida que podem auxiliar numa postura mais adequada, promovendo assim uma automação de movimento mais apropriada durante a corrida.

6- Exercícios de fortalecimento paravertebral e sessões de alongamento também permitirão uma maior estabilidade da coluna.


Cuide-se e viva uma vida Ideale!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário